Comunicado conjunto EACB e Castra Leuca

13-05-2011 23:55

A Castra Leuca – Tuna Académica Masculina do Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Estudantina Académica de Castelo Branco (EACB) vêm por este meio esclarecer o porque da não participação na Noite de Tunas da Semana Académica de Castelo Branco de 2011, organizada pela Federação Académica de Castelo Branco.

Esta decisão deveu-se às seguintes condicionantes impostas pela organização, que segundo a mesma, não seriam alvo de negociação:

- No dia 23 de Março as Tunas receberam um convite (que muito nos alegrou visto que no ano anterior fomos deixados de fora por opção da organização) para participar na Noite de Tunas, com as condicionantes de só poderem estar presentes 20 elementos de cada Tuna, para uma actuação de 10 a 30 minutos;

- Este convite tinha um prazo de resposta máximo de 48 horas, o que levou a que algumas Tunas não tivessem tempo suficiente para dar uma resposta;

- Perante as condições impostas, a Castra Leuca e a EACB confirmaram a presença alertando que a limitação de elementos não se ajustava à actual realidade de ambas as Tunas. Foi inclusive sugerido que abdicariam das senhas de consumo (2 senhas por elemento) em troca da entrada para todos os elementos, sem excepção;

- Foi-nos informado pela organização no dia 25 de Março que esta sugestão iria ser analisada e discutida pela mesma.

- A sugestão foi discutida e aparentemente ignorada, visto que no dia 4 de Maio, as Tunas receberam uma convocatória ao inicio da tarde para uma reunião poucas horas depois, onde seria discutida a ordem de actuações, visto que os outros pontos não foram, com efeito, alvo de negociação;

- Perante a nossa reclamação sobre a quantidade de elementos, foi-nos indicado que poderíamos ajustar os elementos participantes com aqueles que já teriam bilhete geral para a Semana Académica, dando a entender que nesta situação, grande parte dos elementos presentes iriam pagar para actuar na sua própria Cidade, na sua própria Academia;

- Depois da publicação do comunicado conjunto inicial, a Federação Académica do Instituto Politécnico de Castelo Branco contactou novamente uma das Tunas, informando que já poderiam levar 30 elementos, convite esse que foi prontamente recusado, demonstrando a nossa revolta e indignação perante a mudança repentina de posição, que vai contra os nossos princípios, postura enquanto Tuna e enquanto cidadãos;

Perante estas situações, a Castra Leuca – Tuna Académica Masculina do Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Estudantina Académica de Castelo Branco decidiram em conjunto não participar na Semana Académica porque:

- Porque entendemos que as Tunas não devem ser tratadas como artistas de “segunda” no âmbito de uma Semana Académica, quando são elas o expoente máximo da tradição e cultura académica de uma Academia.

- Porque ambas as Tunas têm modos semelhantes de funcionamento, onde defendem que a Tuna tem as portas abertas a todos os que a ela queiram pertencer, tendo por isso o direito a participar nas suas actividades, sem que seja necessária a escolha de elementos participantes mediante limitações impostas por terceiros.

- Porque ambas as Tunas são respeitadas e reconhecidas no meio tunante português, representando a Academia Albicastrense por todo o país da melhor forma, e não entendem como não são tratadas da mesma forma por quem representa os estudantes do IPCB.

Lamentando profundamente a perda de uma oportunidade para mostrar o trabalho por nós desenvolvido para representação da nossa Academia, estamos certos que os nossos colegas, que nos acompanham e apoiam ao longo do ano, decerto entenderam a nossa posição, que visa apenas defender a nossa postura e tradição enquanto Tunas.

Manifestamos desde já total disponibilidade para estarmos presentes em eventos académicos para os quais sejamos convidados, desde que devidamente enquadrados e respeitados.

Com os melhores cumprimentos

As Direcções da Castra Leuca – Tuna Académica Masculina do Instituto Politécnico de Castelo Branco e da Estudantina Académica de Castelo Branco

Ouça aqui as nossas músicas