Comunicado oficial sobre a Semana Académica de Castelo Branco 2013

09-04-2013 12:15

 

Comunicado oficial sobre a Semana Académica de Castelo Branco 2013
 
Castelo Branco, 09 de Abril de 2013
 
A Artintuna Copitusa – Tuna Académica Masculina da Escola Superior de Artes Aplicadas; a Castra Leuca – Tuna Académica Masculina do Instituto Politécnico de Castelo Branco; a Dartatuna – Tuna Académica Feminina da Escola Superior de Artes Aplicadas; a Estudantina Académica de Castelo Branco; a TFA – Tuna Feminina Albicastrense; e a TUSALD - Real Tuna Académica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias vêm por este meio comunicar a não participação do evento académico “Semana Académica 2013”.
 
Foi com enorme gosto que recebemos o convite da FACAB para participarmos no evento máximo da Academia Albicastrense. Gosto esse rapidamente transformado em desilusão e sentimento de “mais do mesmo”. As tunas perante a FACAB continuam a ser vistas como grupos fáceis, baratos, supérfluos e sobretudo discriminadas face aos denominados “cabeça de cartaz”. 
 
Nós (tunas) representamos e dignificamos a Cidade e a Academia Albicastrense pelo país fora, incluindo ilhas e alguns de nós estrangeiro, mas infelizmente o tratamento que recebemos na nossa própria cidade é muito diferente e discriminatório.
 
Aquando da reunião inicial as condições propostas pela FACAB foram:
 
1. Um barril de cerveja por cada quatro tunas;
2. A tuna que atua no domingo (Arraial da Cerveja) é obrigada a sair após a atuação podendo regressar ao recinto os elementos com bilhete geral ou mediante compra do bilhete diário;
3. A tuna que atua no domingo é a tuna com maior percentagem com bilhetes gerais adquiridos (sugestão);
4. 50 Senhas de imperial por tuna;
 
Após análise da proposta, decidimos fazer uma contraproposta por considerarmos inaceitáveis as iniciais. Tais como a imposição da compra do bilhete geral com especial ênfase para o domingo.
 
A contraproposta apresentada pelas tunas foi:
 
1. Desconto no Bilhete Geral ou um barril de cerveja por tuna;
2. Duas paletes de água por tuna;
3. Pedido de reunião com a direção da FACAB de forma a discutir estes e outros assuntos de interesse;
 
Foi realizada nova reunião onde representou a FACAB o Presidente da AE ESALD, Vasco Sousa, onde nos foi comunicado que as condições iniciais são absolutas sem possibilidade de renegociação com exceção da cerveja oferecida passando para um barril por cada duas Tunas, águas, no entanto impuseram limitação a 25 elementos por tuna.
 
Com esta atitude da FACAB voltamos a verificar autoritarismo, intransigência e desconhecimento total sobre as tunas. À data deste comunicado, não houve qualquer intenção da FACAB reunir e tentar encontrar soluções para os problemas apresentados. Reconhecemos o mérito, valor e empenho do Vasco Sousa, no qual foram delegadas as funções de comunicar às tunas qual a decisão da FACAB para tentar encontrar soluções, no entanto todas e quaisquer decisões são provenientes, do órgão absoluto, o Conselho Federativo da FACAB.
 
Existiu vontade da FACAB em encontrar soluções? Não! Todas as reuniões foram entre os representantes das tunas, com exceção das tunas de Idanha-a-Nova que não estiveram presentes em ambas as reuniões e o Vasco Sousa, responsável pelas bandas e tunas. Nunca vimos interesse na direção/ Conselho Federativo da FACAB em reunir cara-a-cara e debater, entre outros, este assunto.
 
Por considerarmos inaceitável o tratamento e falta de consideração que as tunas têm por parte da FACAB, tendo em conta a falta de apoio regular, logístico ou financeiro ao longo do ano letivo e nas demais atividades das tunas; por considerarmos intolerável o desconhecimento que a FACAB tem sobre as tunas da cidade; por considerarmos vergonhoso o facto das tunas terem de “pagar” para tocar na “Semana Académica” – tomámos a difícil decisão de não participar no evento.
 
Saudações académicas.
 
P’la Artintuna Copitusa: João Rodrigues;
P’la Estudantina: Bruno Pereira;
P’la Castra Leuca: Nélio Rocha;
P’la TFA: Joana Martins;
P’la Dartatuna: Joana Teixeira;
P’la TUSALD: David Amarelo;
Ouça aqui as nossas músicas